terça-feira, 30 de novembro de 2010

O prometido é devido !

Como não poderia ser diferente, o corre corre, dessa época, é inevitável e, por isso, vou ser breve nas palavras mas rica em dicas fresquinhas, para quem está chegando na terrinha, para as festas de final de ano.
Sempre falo, que passear no Chiado é minha diversão favorita no sábado. Aquilo é um happening ! Não só pelas lojas e ruas decoradas com espírito natalino mas também pela profusão de coisas para se ver, comprar, comer e beber ( cafezinho nas várias lojas da Nespresso, se deliciar com a infinidade de vinhos das garrafeiras da cidade etc...).
Durante a semana , o menu executivo do restaurante Largo ( €18,00) é a dica do ano ! De preferência pedir mesa em frente a um dos 3 aquários e suas famosas medusas e que fazem concorrência com o resto da decoração do restaurante ( antigos claustros de igreja ). Deixo para dar água na boca, os pratos que escolhemos, recomendado pelo chef, que depois tivemos o privilégio de bater um papo enorme e saber mais sobre o restaurante ( vai ter jantar com uma ementa especial de final de ano.
Ainda ali perto, vá até à Santini, a famosa gelataria( leia-se sorveteria) de Cascais (atenção, aqui fala-se gelados e não sorvetes e gelataria e não sorveteria), que abriu no verão para delírio dos lisboetas que não precisam ir à Cascais.
Se você está podendo ( eu sempre posso, apesar dos protestos da família que estou fofinha, fofinha....) não deixe de comer um pedaço do "Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" do meu amigo, Carlos Bráz, que tem um corner na gelataria e que está rindo de orelha à orelha com o sucesso das lojas no Rio e em São Paulo.

Continuando, compre suas cápsulas para sua máquina de café Nespresso, que são bem mais baratas que no Brasil.Entre no Armazém do Chiado e esqueça da vida conferindo as novidades na Fnac, Sephora, Musgo etc....
Andar nas ruas: Garret, do Carmo, Nova da Trindade, Alecrim e adjacências é um programão e tenho certeza, não vão se decepcionar.
Ah ! Continuando na linha fofinha, fofinha, de quebra fotos dos autênticos Pastéis de Belém, acabadinhos de sair do forno ( como se devem comer, quentinhos, quentinhos, com açúcar e canela ) e que agora são vendidos no aeroporto, no free shop para aqueles, como eu, que tem sempre um da família implorando por essa iguaria.
Ao chegar no Brasil - se a alfândega deixar- coloque logo na geladeira e depois no forno por alguns minutos, nem parece que viajaram 9horas....)

Para não ficar na linha fofinha e dar uma de Eça de Queiróz, descubra as grandes livrarias e sebos do bairro, visite os museus, as igrejas, o elevador de ferro de Santa Justa, os teatros São Carlos ( Ópera) , São Luiz, o Rossio, and last but not least, tire uma foto sentada na cadeira como se estivesse conversando e tomando uma bica ( cafezinho) com o poeta Fernando Pessoa, na conhecida estátua de ferro, em frente ao Café A Brasileira ( todo turista paga esse mico e você, não ????????)
Ah ! Para ter uma ideia da vida cultural da cidade, compre a Time Out ( sai às quartas-feiras ) e programa-se, comprando e reservando com antecedência para não ter frustrações depois não digam que não avisei. Espero ter tempo para fazer mais um post antes de 2011 !!!!!!!!!!!!!!!!!


Restaurante Largo
















As medusas, cuja iluminação faz com que fiquem vermelhas, amarelas e azuis






A Santini











O melhor bolo de chocolate do mundo







Os Pastéis de Belém







Restaurante Largo -R. Serpa Pinto, 10 A - Tel: 213477725
Gelataria Santini - Rua do Carmo, 3
Pasteis de Belém - Rua de Belém nº 84 a 92
A Brasileira - Rua Garret, 120

2 comentários:

  1. To aqui, lendo tuuuuudooooooooooooo! Seremos os turistas mais bem informados dessa temporada hehe.
    Beijão Lílian
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Eu trato bem desses paulistas que vêm para cá !!!!!!!!!
    Beijos
    Lilian

    ResponderExcluir