sábado, 12 de junho de 2010

Mulheres independentes e liberadas também trocam receitas...

Essa é para minha mãe ficar orgulhosa ! Helô, minha irmã que mora na Inglaterra,engenheira & Master of Science in Computer Studies, sempre foi a geninho da família e óbvio, sempre demonstrou uma certa aversão "às lides da casa". Cozinhar nunca foi a praia dela mas, hoje, ela me surpreendeu com um pedido: Por que você não coloca, no blog, alguma receita? E, antes que ela se arrependesse do pedido, resolvi postar a receita do bolinho de bacalhau com arroz de tomates e, de bônus, a receita de pataniscas de bacalhau, que essa semana comi, no famoso restaurante Solar dos Presuntos (recomendo a todos que venham a Lisboa).
A companhia da minha amiga de infância, Lucia Maria e do marido, Paulo Maurício (amigo da gente de adolescência ), casados há 34 anos, fez toda diferença . Brindamos à vida e ao privilégio de uma amizade tão especial como a nossa! Foi um flashback total !





Pastéis de bacalhau ( vulgarmente chamados, por nós, brasileiros, de bolinhos de bacalhau) à moda da D. Deolinda ( meu anjo da guarda desde que cheguei )

250g de bacalhau demolhado
200g de batatas
1/2 cebola
1colher de sopa de salsa picada
3 a 4 ovos
sal, pimenta e noz moscada q.b ( quante baste -expressão portuguesa que significa colocar a seu critério a quantidade/ao seu gosto
óleo para fritar
Cozem-se as batatas com cascas, descascam-se e reduzem-se a purê.Cozem-se o bacalhau, escorre-se, limpa-se de peles e de espinhas e esfrega-se muito bem num pano de prato limpo e grosso, até ficar completamente desfeito em fios.Numa tigela, junta-se o purê de batata, o bacalhau, a cebola e a salsa picadas finamente e tempera-se com sal, pimenta do reino e noz moscada.
Incorporam-se os ovos inteiros,um a um, ligando bem até apresentar uma consistência ideal ( no curso de cozinha tradicional portuguesa , que fiz com a banqueteira Isabel Beltrão, as gemas eram incoporadas ao purê e as claras batidas em castelo e suavemente adicionadas à massa do purê)
Com duas colheres de sopa, moldar os bolinhos e fritar em óleo bem quente e abundante

Pataniscas de bacalhau ( em homenagem à Lucia Maria, que me pediu a receita)
1 posta de bacalhau
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
leite
limão
salsa, sal e pimenta q.b
óleo para fritar

Põe-se o bacalhau de molho de um dia para o outro. Depois de retiradas as peles e espinhas, corta-se em lascas ou filetes pequenos. Deixar as lascas marinar durante 2 horas num pouco de leite e limão (normalmente deixo só no leite para tirar o cheiro forte ).
À parte, prepara-se a massa espessa com farinha, o ovo inteiro, azeite, sal,pimenta, cebola e salsa picadas e água necessária.
Colocar as lascas do bacalhau nessa massa e fritar em óleo bem quente colheradas dessa mistura. Escorrer as pataniscas em papel absorvente e jogal sal fino por cima.

Arroz de tomates à moda da minha avó Lourdes
300g de arroz agulha ou carolino
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
250g de tomate sem pele e sem semente
1 folha de louro, sal e pimenta
Doure no azeite a cebola e o alho picadinhos.Junte ao refogado os tomates já picadinhos e a folha de louro.
Adicione a água ( 2 vezes e meia o volume do arroz ou 750ml )
Deixe levantar fervura, tape e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos.

Bom apetite !

Ah! Agora umas fotos de alguns anos atrás quando mãe e filha foram convidadas a dar aulas de comida brasileira, na Casa São Bernardo, da Isabel Beltrão, minha banqueteira e professora preferida, onde aprendi muita coisa sobre a deliciosa comida portuguesa.
Em tempo, até a neta do atual Presidente da República aprendeu a fazer pão de queijo e brigadeiro, mas não falo nem sob tortura quem é ela.......






















Repararam no avental verde-amarelo que minha mãe pegou emprestado da minha cozinha?
( by Gilson Martins-Ipanema)



Restaurante Solar dos Presuntos
Rua das Portas de Santo Antão, 150 - Lisboa

Casa de São Bernardo
Rua da Junqueira,120 -Lisboa
http://www.saobernardo.pt/

5 comentários:

  1. Esse bolinho de bacalhau pode ser muito bom mas ainda prefiro o bolinho da Rosa,nossa empregada portuguesa,por 40 anos, cuja receita nunca nos deu......mas eu ficava de olho e sei que não levava tantos ovos ( para meio quilo aí sim, está certo)
    Mas essa receita de pataniscas eu vou fazer,estou com desejo e aproveitarei que tenho bacalhau em casa.
    Beijinhos da mamãe orgulhosa em ver suas filhas trocando receitas, quem diria.....nunca gostaram, quando jovens, de fazer qualquer coisa na cozinha , quanto mais trocar receitas !
    Viva a vida na Europa que não tem mamãe,Nila e Rosa para fazer as coisas.....

    ResponderExcluir
  2. Protesto!!! Ta tudo muito lindo mas ja que voce queimou meu filme dizendo que pedi receita, quero uma receita tambem de algo que nao 'nade'!!! Sou alergica a bichinho que vive no mar :) Que tal uma receitinha facil do tipo escondidnho de frango?? As europeias que nao tem uma ajudante, iriam adorar ja que nao da trabalho nenhum ne?
    O blog esta lindo, bombando... e para responder a madressita acima, soh falta a Eliane dar receita tambem ne?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Eu vou fazer esta Patanisca! Amei!
    Preferida, vou lançar um pedido diferente: estamos indo com Marcia minha sócia e Vandré para Estocolmo e Copenhaga já agora, na terça-feira. Será que o nosso oráculo do turismo internacional tem alguma dica imperdível para nós?

    ResponderExcluir
  4. Já enviei !Será que vocês vão ao Noma?
    Ih,acabo de entrar no site e vejo que depois de eleito o melhor restaurante do mundo,só aceitam reservas para depois de setembro,sorry !!!

    Mas enviei dicas do Ida e Gondolen,esse em Estocolmo. Boa viagem !

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog. Sua irmã queridona daqui de Viena me passou e eu blogueira como sou, já fiz minha carteirinha de seguidora. Pronto! Estarei te visitando todos os dias. Pode acreditar.

    Se quiseres me visitar também, meu blog é um livro aberto. Vai ser um prazer!

    Iram

    http://iramatias.blogspot.com/

    ResponderExcluir