quinta-feira, 8 de julho de 2010

Portugal à beira de um ataque de nervos

Crise, que crise? Recessão, deixa prá lá ! A ordem do dia é o calor senegalês no país ! Quem manda sair de 22º,temperatura amena, gostosinha e saltar para 39º na sombra !!!!!!!!!!

É de endoidecer, como falam os cearenses da família ! O pior, é que as praias lotadas, sequer permitem um mergulho mais demorado. Aqui, as águas do Atlântico são geladas, por conta das correntes marítimas do Norte que descem ao largo de Portugal.

Verão, na Europa, também é sinal de muitos casamentos, uma verdadeira, loucura ! É casamento toda sexta e sábado. E, com a devida permissão da mãe do noivo, minha amiga, divido com vocês, um casamento impecável que fui lá para os lados do Douro, no Norte do país, numa Quinta lindíssima, antiga e toda de pedra ( Quinta está para Portugal como Fazenda para o Brasil).

Depois da cerimônia na Igreja do povoado, toda de pedra, também, saem os noivos num carro vintage da família e, nós, convidados, num ônibus à nossa disposição para que pudéssemos curtir o lindo caminho da serra, estreito e sinuoso, que mal dava passagem para um carro, uma emoção só ! Não preciso dizer que o evento parou o povoado.











No melhor estilo Oscar 2010,
não só um tapete vermelho
nos esperava como
carrinhos de golf a
judavam a mulherada
com seus saltos agulhas!

Isso, me lembra a história de uma amiga (que vou omitir os nomes, não por ela, que me autorizaria, mas por quem contracena com ela ) e, que ficará para sempre no anedotário do nosso grupo de amigas do Rio. Essa minha amiga, muito engraçada e totalmente desligada de grifes e tendências fashion, é convidada para uma festa, na casa da cunhada da irmã (essa, também, do nosso grupo). Nessa casa linda e num condomínio chiquérrimo do Rio, os convidados se espalham nas cadeiras pelo gramadão, e a dona da casa pergunta, de longe, se está tudo bem e se estão bem servidos. A minha amiga ,falando sério, começa o seguinte diálogo:
- Venha, junte-se a nós no gramado, está uma delícia !
-Não posso ir para grama, estou com meu Ferragamo !
- Ih, não se preocupe, aqui todo sapato ferra a grama !!!!!!!!!!!
Depois de alguns segundos com todo mundo sem saber se ficava sério ou segurava o riso, o que se ouve é uma explosão de gargalhadas, ninguém se conteve, sendo a minha amiga a primeira a criticar e debochar, reforçando ainda mais o que havia falado - mas não é mesmo, qualquer salto ferra a grama !
A dona da casa, nem resposta deu, saiu pisando firme com seu Ferragamo, não achando graça nenhuma na conversa da minha amiga.

Até hoje, quando nos encontramos, pedimos que ela repita o diálogo, já que só ela sabe fazer a voz blasé e o estilo "tô nem aí para você, fashionista" ! Tô contigo e não abro, minha amiga ! A outra irmã é testemunha que isso aconteceu e sempre que ouve a história, morre de rir , lembrando a cara incrédula da cunhada chiquesinha, pelo que acabara de ouvir !




Voltando ao casamento,os convidados
foram surpreendidos por uma música vinda de longe, sendo cantada por um grupo folclórico (rancho) com suas roupas típicas de camponeses , animando todo mundo com a famosa música e coreografia do "Vira". Eu, com um dos meus costados, português, lembrei emocionada da minha avó, que contava sobre esses grupos, descrevendo as moças com seus colares e homens de boina ou chapéu, animando os serões da aldeia. Acho que ela deve estar feliz vendo a neta reviver as histórias da sua terra !















O grupo tinha sido orientado pelos pais dos noivos, a se apresentar por meia hora pois ainda tinha um conjunto de chorinho antes do jantar. O sucesso foi tal, que eles acabaram dançando, com os convidados, o famoso vira e, não teve quem não se encantasse com a pureza e simplicidade do grupo,ou melhor, rancho .

































Por fim, e para deixar todos com água na boca,a beleza da mesa com os deliciosos e variados doces de ovos. Como era um casamento luso-brasileiro, nosso bem-casado não podia faltar e fez bonito ao lado dos doces portugueses.
































Na volta para casa, o lindo visual do Douro, que recomendo visitar sempre, em especial, no mês de setembro, quando acontece as Vindimas (colheita das uvas).O cenário das videiras carregadas é deslumbrante e o cheiro da uva misturado ao canto dos ranchos, dia e noite, encantam qualquer turista. Algumas Quintas aceitam a participação dos turistas nas vindimas
Mas isso é assunto para Setembro, quando postarei mais um aspecto típico e antigo ( já não tão usado hoje em dia) mas que algumas Quintas ainda conservam. A pisa das uvas nos lagares.














Aqui, o famoso restaurante DOC, do chef Rui Paula, um dos melhores de Portugal. O restaurante conta com uma carta de vinhos espetacular e comida idem ! Eles têm barco próprio para passeios no Douro, com a opção do lanche gourmet preparado por eles ( com os vinhos inclusive)

















A viagem de barco pelo Douro ou de trem, é um dos programas recomendados da região. O trem ( comboio) pega-se na estação da Régua e aconselho descer em Pinhão, uma linda estação toda decorada com azulejos retratando a vida no Douro.



Várias Quintas tem seu Turismo Rural, com excelentes instalações 4 e 5 estrelas com visita às caves, adegas e provas de vinhos.

2 comentários:

  1. Muito bom o comentário do casamento, um dia inesquecível para mim, māe do noivo! Ah ! Obrigada pela indicaçāo da doceira brasileira que fez os bem-casados e docinhos brasileiros
    Beijos
    Suzana

    ResponderExcluir
  2. Amiga

    Adorei as imagens!!! Lindas e de dar água na boca. Subir o Douro saboreando esses quitutes e conhecendo lugares diferentes está na minha lista de passeios pela terrinha.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir