domingo, 16 de maio de 2010

Degustação artística, musical, patrimonial e cultural de um sábado movimentado !


Chamei de degustação esse título, pois resolvi postar um pouquinho de atividades culturais ocorridas, ontem, por conta do evento Noite dos Museus. Tenho certeza que ficarão encantados, como eu fiquei !

Escrevi, semana passada, que no dia 18 de maio é o dia internacional dos museus e, como em anos anteriores, o instituto de museus de portugal promove a Noite dos Museus, que além da entrada gratuita promovem atividades na área musical, literária, plástica etc... até 01h da manhã.
















Um dos meus museus favoritos, em Lisboa, é o Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva. Além do museu, a Fundação que leva o nome do casal de pintores tem por objetivo expor, divulgar e promover não só as obras da artista plástica franco-portuguesa Maria Helena Vieira da Silva e seu marido, Arpad Szenes, bem como de artistas contemporâneos e ainda, colóquios, conferências, cursos etc...

Situado de frente para uma das praças mais bonitas de Lisboa, o museu está instalado numa antiga "Fábrica de Tecidos de Seda" cedido pela Câmara Municipal ( leia-se Prefeitura) e, totalmente recuperado já que a contrução da fábrica data do século XVIII (1759)

Além do prédio ter ficado lindamente recuperado, ainda faz parte da praça os arcos do Aqueduto das Águas livres (matéria para outro post) e a capela de Nossa senhora de Monserrate, inserida na arcaria do aqueduto. O belo e bem cuidado jardim tornou a praça num dos jardins mais românticos da capital portuguesa (as amoreiras que deram nome à Praça foram retiradas em 1863 )

Ah ! O local escolhido, para o museu, seguiu o desejo expresso do casal Arpad-Vieira da Silva que, para além do passado histórico do quarteirão tinha também a ver com a casa/atelier a poucos metros dali.





















Para quem não conhece o museu e adjacências, fica aqui a minha sugestão de um local super interessante, rico e histórico num quarteirão cheio de charme e beleza !



Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva - Praça das Amoreiras,58

4 comentários:

  1. Gostei muito do blog mas, principalmente de te ver contando maravilhas. Vou acompanhar. Parabéns!
    Para quem não sabe, o nome Nuna esconde o verdadeiro que é Regina ( hoje em dia bem pouco usado aqui na roça em que me escondi)

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo, estas informações históricas são fundamentais para aproveitarmos mais os passeios
    e tenho certeza que serão ótimo os que faremos juntas com o Paulo. Continue mandando sempre boas notícias da terrinha...
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando vc sempre! Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. Os museus são belíssimos. Beijocas, Renata

    ResponderExcluir
  4. Querida Lilian, adorei te conhecer!!!!
    Voce é uma pessoa especial. Carismática, generosa, interessante, disponível a ajudar e dividir com outros conhecimentos e essa alegria que transparece em voce.
    Agradeço muito sua atenção comigo e esse carinho especial pela minha filha.
    Seu blog está o máximo! Super ilustrativo e informativo. Continue, já é um sucesso.
    Beijos, Suez

    ResponderExcluir