domingo, 23 de maio de 2010

Fazendo justiça ao nome do blog !




Hoje, o dia está lindo ! Aliás, dia só, não ! Semana de sol, sem nuvens, ruas cheias de gente e gente sorrindo, o mais importante ! Pois é, essa situação do bom humor, na Primavera-Verão, me chamou a atenção assim que cheguei aqui e, hoje, passados 11 anos, ainda me surpreendo com a alegria e bom humor do europeu quando faz um dia bonito ! Acho que já estou virando a casaca, eu ,também, fico feliz da vida e só faço agradecer quando vejo um dia assim .
Acordei com a minha irmã, que mora na Inglaterra, toda feliz, dizendo que o verão, que no ano passado caiu num domingo.....(rs) esse ano chegou mais cedo porque, ontem e hoje, na terrinha do foggy day estava lovely day!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Impressionante como banalizamos o sol no Brasil e, só nos damos conta da importância dele, quando saímos do hemisfério sul e entramos no hemisfério norte. É um tal de fazer barbecue ( os vizinhos ingleses já começaram.....olha o sol aí, gente) o sobrinho adolescente, já entrando na vida adulta e, com o mau humor que é peculiar dessa fase, acorda cedo para lavar o carro, o padre faz uma homilia mais rápida para que todos possam aproveitar o dia, as cajazeiras esquecem o mau humor matinal, trocam receitas, contam fofocas e, por aí vai.
A outra irmã, disse que todo mundo está de bermuda, em Viena ( apesar dos 13 graus mas está sol, então tá, vamos combinar que é hora de andar de bicicleta pelas lindas florestas ao redor da cidade)

Para não perder o hábito, coloquei minha bike, dobrável, no carro e rumei para o Tejo, minha 2ºcalçada preferida para andar (ou melhor ciclovia). Claro, que o Calçadão de Ipanema é o 1º, não perde para lugar algum e justiça seja feita, apesar de a-do-rar, Lisboa, Ipanema é sempre Ipanema !Mas voltando ao nome do blog, andar no calçadão de Ipanema e do Tejo é sempre surpreendente.




Muitas vezes minhas amigas cariocas morrem de vergonha e dizem que estou mais para imigrante do que carioca ( vide as minhas malas quando eu volto para Lisboa é pacote de paçoca, mate leão, jujuba, feijão preto, farofa café, catupiry e só não trago biscoito O Globo, porque só é gostoso comer na praia )mas, também, porque cada vez que dou de cara com um global, tenho vontade de dizer que fui vê-lo, no teatro Tivoli, que os portugueses e brasileiros adoram quando as peças e os shows chegam a Lisboa etc...
Mas elas têm razão, sempre pago mico.Há uns anos atrás interrompi a caminhada do Marcus Caruso e contei que a peça Intimidade Indecente, que ele atuou com a Irene Ravache, em Lisboa, além do sucesso que ele sabe que foi ( todas as sessões lotadas aqui e no Brasil ) foi assunto na cidade, por muito tempo nos deixando orgulhosos com os comentários e críticas maravilhosos a respeito do texto e atuação dos dois.

Agora, me diz uma coisa, eu posso ver passar o Chico Buarque, em pleno calçadão e ficar quieta? Posso, porque todo mundo passa por ele, finge que não está nem aí, faz aquela cara blasé, tipo carioca é cool e segue em frente e não para o ritmo, senão não é carioca e, como não perdi a chancela de ser carioquíssima nem perdi o sotaque, finjo também mas viro o pescoço e pergunto para minha amiga de caminhada:
Tereza,aquele não é o Chico? resposta dela
- Claro que é ! Você sempre viu ele aqui e nunca deu bola, não estou te reconhecendo!!!!!!!!! Nem eu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas que dá vontade de falar com esse povo, ah, isso dá ! Aí lembro das minhas raízes e passo batida e blasé por todos eles !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixo aqui minhas homenagens não só ao sol ( seja sempre bem-vindo) mas também a Ipanema e ao Tejo

Dicas da semana:

Aluguel de bicicleta na ciclovia do Tejo - no quiosque ao lado do Museu da EDP (por volta de €2,50 a hora - tem que deixar um documento )

Em Cascais, as bicicletas são emprestadas, pela prefeitura, bastando deixar um documento oficial nos vários quiosques espalhados pela cidade ( um fica em frente à estação de comboios (trem) de Cascais, outro ao lado da Casa da Guia, um casarão com restaurantes, bares, lojas etc... na Quinta da Marinha, em direção à praia do Guincho.

4 comentários:

  1. Eu ainda vou ter a sorte de dar uma pedalada dessas com a sua companhia! Sei que a culpa é toda minha de não ter conseguido até hoje, quem manda eu acordar final de semana já na hora do almoço?será que tem passeio vespertino? Olha, blog tá cada vez melhoooor, suas dicas são o máximo, minha viagem pra Provence teria sido toda torta sem suas dicas. Aliás, quero ver essas por aqui tb: Berlim, Provence, Viena... Todo meu carinho, Branca

    ResponderExcluir
  2. Amigos queridos

    Estou sabendo que muitos de vocês não estão conseguindo postar comentários e, não sei como resolver esse problema. Mas insistam, adoro entrar no meu blog e ler as mensagens carinhosas e que me motivam continuar. By the way, estou aproveitando para agradecer todos que por aqui passaram ( e espero que passem sempre - dei uma parada, por motivos técnicos, mas vou voltar com todo gás...)e dizer que não posso agradecer um a um, pois o tempo está cada vez mais curto e eu enlouquecida querendo dar conta de tudo !
    Agora vai ser o teste final,vou ver se consigo postar.
    Beijocas,
    Tia Lilian

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui novamente para fazer a minha atualização no seu blogue e morri de inveja,(inveja branca, tá), de saber que vc está pedalando pelo Tejo. Porque eu não tive esta idéia simples quando estive aí??? De fato tudo que é simples é melhor e super legal !!!Quando voltar a Lisboa me lembre esta dica !!! Beijocas e to na torcida pelo seu sucesso !!!!

    ResponderExcluir
  4. Já estava sentindo falta!!!! Tudo bem? Vou contar um segredo. Em tempos, levei um susto grande e não consigo andar de bicicleta, só mesmo no ginásio e, minha amiga, não tem graça nenhuma. O engraçado mesmo, é o Sol, a luminosidade à beira rio, enfim a companhia... Será que dá para arranjar umas "rodinhas", para gente crescida?

    ResponderExcluir