domingo, 9 de maio de 2010

Um dos meus assuntos preferidos: Acesso gratuito aos museus

Essa semana, fazendo uma varredura nos meus sites preferidos, caí no IMC, que é o site oficial do Instituto Dos Museus e da Conservação de Portugal. Sabia que, por essa época, devia sair o programa oficial do Dia Internacional dos Museus ( sempre dia 18 de maio ) e, como vem acontecendo, ultimamente, a também, Noite dos Museus, que esse ano será no dia 15 de maio. Essa última, é uma programação variada e eclética em todos os museus, com entrada gratuita das 10h00 até as 24h00. Recebi o convite para o Museu Vieira da Silva que me encantou com as atividades de música clássica( às 16h30 e 19h30) como o show de Patricia Vasconcelos (22h), cantando standarts americanos de Cole Porter, Gershwin, que eu a-do-ro ! Eu vou !


http://www.ipm.pt/
http://www.fazvs.pt/

E, para quem ainda não viu ou está chegando em Lisboa, a exposição da artista plástica, Joana Vasconcelos ( esse sobrenome está me perseguindo) chega ao fim dia 18 de maio e, embora com obras polêmicas, tenho que tirar o chapéu e dizer que essa exposição é imperdível.Que artista, dessa geração, criativa ! Já fui duas vezes, está no CCB e, claro, entrada gratuita, sempre ! Acho que estou me repetindo nessas coisas de democratizar o acesso cultural a todos, mas não é tudo de bom, saber que aos domingos todos os museus, palácios e monumentos têm a entrada gratuita até as 14h? Então, é só se animar e escolher o melhor programa. Algumas vezes não damos conta de tanta oferta. Lisboa está bombando !

Abaixo, as minhas instalações preferidas da exposição- Sem Rede - Joana Vasconcelos
Antes de lançar o blog, fiz uma brincadeira com os amigos para ver quem adivinhava o material das instalações. A brincadeira foi um sucesso e teve amigos reinvindicando o prêmio.Mas ninguém acertou o lustre chamado Noiva !

Para aqueles que não participaram, as respostas estão no fim das fotos

Feliz Dia das Mães a todas vocês !













1- sapato Marylin - panelas e tampas de inox
2- lustre Noiva- tampões ( foram usados 20 mil tampões)
3- cama Valium
4-cadeira Aspirina
5- coração independente - 7 mil talheres plásticos de supermercado significando o ouro, o luto e o sangue de Portugal.

3 comentários:

  1. Esta artista é maravilhosa, não devem perder a indicação da Lilian porque vi exposições maravilhosas da Joana e vale muito... Ela é super criativa, usa materiais comuns que nunca imaginaríamos que talheres de plástico pudessem fazer um coração. Bjs Amiga Lu

    ResponderExcluir
  2. PReferida!! Achei meu lustre!!!!
    POr que vc nao me avisou antes? ;-)
    Adorei o blog, já está nos meus favoritos!
    Marcio Debellian

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica: EU VOU!
    Sexta chega mais uma amiga do Brasil, vamos ver se a convenço...
    PS: vc repararam que além de tudo a Lilian é ótima fotógrafa? SUCESSO!

    ResponderExcluir